Para agregar valor à minha palestra, contei com a ajuda de alguns amigos blogueiros que responderam a um pequeno questionário sobre as motivações e objetivos que cada um tem com seus blogs. Um dos blogueiros que gentilmente se dispôs a responder meu questionário foi o José Márcio do blog “Os Invicioneiros”. Mais uma vez, gostaria de agradecê-lo pela disponibilidade em me ajudar na época e também agora, por permitir que suas respostas fossem publicadas aqui no blog. Valeu José Márcio!
Pesquisa sobre o Perfil do Blogueiro
Meu blog principal é “Os Invicioneiros”. Gosto da liberdade de escrever, por isso meus blogs não possuem nichos específicos, a não ser, é claro, o “Naftalina Pura” que um blog oitentista. Mineiro do interior, sou mais de ouvir do que de falar.
Esses motivos ainda são os mesmos que te fazem a continuar blogando? Se não, quais são os motivos agora?
Quais foram as dificuldades que você teve quando começou a blogar e quais são as dificuldades que você tem hoje?
No começo as dificuldades são inúmeras, sendo as principais o desconhecimento do funcionamento e dinâmica de um blog, que apesar de não parecer, exige muita dedicação. Hoje a principal dificuldade é a entrada e fixação do blog no mercado, são inúmeros blogs criados diariamente, o que exige um esforço contínuo para manutenção do espaço e audiência. E que ninguém se engane, todos que criam um blog querem ser lidos.
Além de tempo, você já investiu ou investe financeiramente em seu blog? Como?
O único investimento que fiz no blog até hoje foi a compra de domínio e hospedagem. Nada contra quem investe, mas pra mim isso é uma realidade distante.
Você já ganhou dinheiro ou obtêm renda com seu blog? De que forma?
Já tive essa neura, hoje não importo tanto com isso. Tenho anúncios no blog, mas o retorno é muito lento, talvez seja por causa da baixa audiência, nesse ano eu recebi alguns trocados através de anúncios do Adsense.
Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado.