Em Junho do ano passado tive a oportunidade de dar uma palestra para os alunos da ETEC “João Maria Stevanatto” com o tema “O que eu aprendi com os blogs e as redes sociais”. Na palestra tentei dar uma visão geral de como funciona a blogosfera para em seguida, pontuar as oportunidades que um blog bem feito pode trazer para o blogueiro.
Para agregar valor à minha palestra, contei com a ajuda de alguns amigos blogueiros que responderam a um pequeno questionário sobre as motivações e objetivos que cada um tem com seus blogs. Um dos blogueiros que gentilmente se dispôs a responder meu questionário foi o Marcelo Moraes do blog “Abrazar La Vida”. Mais uma vez, gostaria de agradecê-lo pela disponibilidade em me ajudar na época e também agora, por permitir que suas respostas fossem publicadas aqui no blog. Obrigado Marcelo!
Segue abaixo o questionário que o Marcelo Moraes respondeu para minha pesquisa:
Pesquisa sobre o Perfil do Blogueiro
Descreva resumidamente o seu principal blog.
É um blog pessoal, sem intenção de popularidade nem rentabilidade, apenas para compartilhamento de ideias ou pensamentos. Interatividade.
É um blog pessoal, sem intenção de popularidade nem rentabilidade, apenas para compartilhamento de ideias ou pensamentos. Interatividade.
Quando foi e quais foram os motivos que levaram você a criar um blog?
Foi em agosto de 2008, como uma forma de tentar interagir mais com pessoas que pudessem dividir assuntos que gosto, de diversas áreas, e receber este retorno delas também. Me relacionar com quem tem o que acrescentar e fugir daquele nicho de pessoas que visam bisbilhotar a vida alheia de modo negativo, como no orkut, por exemplo.
Esses motivos ainda são os mesmos que te fazem a continuar blogando? Se não, quais são os motivos agora?
Sim, e ainda mais pois vejo que a troca de conhecimento entre blogueiros só me acrescentou nestes quase quatro anos de blog. Não sinto falta alguma de ter abandonado o orkut mais ou menos neste mesmo período em que o blog foi criado. E agora, mais entendido do assunto, optei por registrar um domínio “.com.br” para ele, que como dizem, fica mais “profissional”, esteticamente falando.
Quais foram as dificuldades que você teve quando começou a blogar e quais são as dificuldades que você tem hoje?
É muito difícil você interagir num espaço onde já tem pessoas bem avançadas no assunto, então as falhas graves, porém, impossíveis de se cometer quem é iniciante, como não citar fontes, direitos autorais e forma de expor as opiniões, além da linguagem html. Hoje a minha dificuldade é o tempo para manter o blog com o mesmo teor de posts que vinha desde o começo. O trabalho reduziu este lazer.
Além de tempo, você já investiu ou investe financeiramente em seu blog? Como?
Não, pelo menos neste pessoal, não vejo motivo para isso e nem foi meu objetivo de início.
Você já ganhou dinheiro ou obtêm renda com seu blog? De que forma?
Não, de nenhuma forma, pois não é um blog popular, então o número de visitantes é algo bem singelo perto de grandes blogs que se mantém da renda que eles oferecem.
Um ser pluricelular, eucarionte, contendo 23 pares de cromossomos, sendo um do tipo XY.
Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com