Um assunto que vem despertando cada vez mais o meu interesse é o minimalismo. No documentário “Minimalism: A Documentary About the Important Things” é apresentado origem do tema através dos próprios criadores, Joshua Millburn e Ryan Nicodemus, e alguns exemplos de como as pessoas estão aplicando o minimalismo em suas vidas.
O minimalismo é um estilo de vida no qual você descarta tudo o que não seja essencial. Ou seja, você deve possui apenas o mínimo necessário para se concentrar no que é realmente importante.
Não é uma afirmação de que todo o tipo de consumo seja prejudicial, mas apenas uma maneira mais simples de viver que traz muitos benefícios como, por exemplo, redução de estresse, poder de liberdade e sentimento de mais valor nas coisas que você possui.
Estou adotando essa prática aos poucos e o meu intercâmbio para NZ foi uma ótima oportunidade para experimentar o conceito com mais intensidade. Minha meta era viver os sete meses de intercâmbio apenas com as coisas que coubessem em uma mala e uma mochila, e assim eu fiz.
Já no dia da partida percebi o quanto isso seria desafiador e incomum, pois ao postar uma foto no Instagram (jrgoncalves85) vários amigos ficaram surpresos que eu estava levando apenas UMA mala na viagem.
Tenho que confessar que não foi nada fácil, pois ter poucas coisas implica em planejar muito bem a utilização delas. No caso de roupas, por exemplo, você precisa ser criativo para combinar as poucas peças, e mesmo assim você acaba repetindo o mesmo “look” toda semana. E em uma sociedade em que as pessoas se importam demais com a vida dos outros, você precisa aprender a não dar importância para o que os outros pensam, e também a lidar educadamente com comentários do tipo: “Essa blusa de novo!?”
O conceito de minimalismo vai muito além de coisas materiais. Em sua vertente mais avançada busca-se diminuir também relacionamentos tóxicos e pensamentos negativos, ao passo que você se beneficia com o aumento de equilíbrio emocional e tempo para se dedicar a coisas que realmente importam.
Uma definição sobre minimalismo apresentada no documentário e que concordo plenamente é: “Não é uma vida perfeita, mas um vida simples, com mais consciência”.
E você? Já ouviu falar sobre minimalismo? Adota este estilo em sua vida? Deixe nos comentários a sua opinião, pois gostaria muito de saber o que você pensa sobre o assunto.
Abraços e até a próxima.
Melhor parte…
"Em sua vertente mais avançada busca-se diminuir também relacionamentos tóxicos e pensamentos negativos, ao passo que você se beneficia com o aumento de equilíbrio emocional e tempo para se dedicar a coisas que realmente importam."
Mas ainda assim…seria um pouco mais ousada…