O presente guia tem objetivo de orientar o aluno na elaboração do seu pré-projeto em formato de trabalho acadêmico. Sendo este baseado nas normas de documentação da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas) NBR 14724, a qual é a agência reguladora e normatizadora de publicações técnicas no Brasil.
ESTRUTURA
- Capa
- Resumo
- Sumário
- Introdução
- Briefing cliente (opcional)
- Documento de requisitos
- Arquitetura da informação (opcional)
- Identidade visual
- Protótipo do sistema/site
- Resultados esperados
- Anexo(s) (opcional)
APRESENTAÇÃO
- Papel em branco, formato A4 (21 X 29,7cm);
- Texto na cor preta, podendo utilizar cores somente para as ilustrações;
- Arial;
- Tamanho 12 para todo o texto;
- Tamanho 12 para (TÍTULO) em maiúsculo e negrito;
- Tamanho 12 para (Subtítulo) em minúsculo e negrito.
- Margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior 2 cm;
- Recuo de 1ª linha do parágrafo:1,25 cm (1 tab), a partir da margem esquerda;
- Alinhamento do texto: utilizar a opção “Justificada” do Word;
- Alinhamento de título: utilizar a opção “Alinhar à Esquerda” do Word;
- Espaço “Entrelinhas” do texto: 1,5 cm;
- Os títulos devem começar na parte superior da margem esquerda da folha e separados do texto por dois espaços de 1,5 cm entrelinhas;
- As folhas do trabalho devem ser contadas sequencialmente a partir da folha de rosto e numeradas a partir da Introdução. Os números devem ser escritos em algarismos arábicos e alinhados a 2 cm da margem direita e da margem superior.
- Conforme a NBR 14724 (2011) os seguintes elementos são obrigatórios na capa: nome da instituição; nome do autor; título do projeto; local (cidade) da instituição e ano de entrega.
ELEMENTOS TEXTUAIS NA INTRODUÇÃO
A introdução é a apresentação sucinta e objetiva do trabalho, fornecendo informações sobre o cenário no qual ele encontra-se, o problemas identificado pelos alunos, a justificativa de escolha desse tema, os objetivos almejados e informações sobre sua importância e como será elaborado (metodologia)
Problema: Descreve sobre o problema na qual se propõe resolver com a pesquisa e desenvolvimento do projeto, pontuando a gravidade do problema e se vale à pena tentar encontrar uma solução para ele.
Justificativa: Descreve sobre “o porquê” da realização da pesquisa, procurando identificar as razões da preferência pelo tema escolhido e sua importância. Relatando quais os pontos positivos que se percebe na abordagem proposta e que vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar. A justificativa deverá convencer quem for ler o projeto, com relação à importância e à relevância da pesquisa proposta.
Objetivos: Descreve sobre a intenção ao propor a pesquisa, devendo sintetizar o que se pretende alcançar com ela. Os objetivos devem ser claros, sucintos e diretos. Se os objetivos forem muitos, ou de alguma forma imprecisos, talvez não tenha sido bem definido o tema a ser investigado.
Metodologia: É uma descrição técnica de como será desenvolvido o trabalho. Devem estar detalhadas, de forma lógica e linear, todas as etapas do projeto. Uma metodologia bem estruturada reflete um bom planejamento do processo de investigação, diminuindo a possibilidade de surgirem falhas que impeçam a conclusão do projeto.