Já passamos da metade do mês de janeiro e provavelmente você, assim como eu, já deve ter em mente as suas metas para 2014. Mas, se você não começar logo a tomar atitudes concretas, em pouco tempo essas metas tornam-se apenas mais um monte de promessas não cumpridas.
Para este ano de 2014, além dos meus projetos profissionais, meu foco é cuidar da saúde e, para isso, comecei a ler uma revista especializada no assunto: a Vida e Saúde. É uma ótima revista mensal que aborda assuntos como qualidade de vida, dicas de saúde, alimentação e exercícios físicos.
A cada semana acrescentarei gradualmente na minha rotina duas dicas da revista e sempre que assim fizer, pretendo colocar aqui no blog essas dicas para no caso de mais alguém querer encarar esse desafio comigo. Vamos lá…
1º) 1 hora de exercícios 4 vezes por semana
Todos sabem das vantagens de se movimentar para melhorar não só a saúde física, mas a mental também. Quem faz exercícios físicos com regularidade tem melhor oxigenação e garante mais concentração para o trabalho, mais disposição, além de diminuir a pressão arterial, perder uns quilinhos, ativar a circulação e outros benefícios. Só que tantos compromissos da vida agitada acabam sendo desculpa para não se exercitar.
Algumas ações básicas como: trocar o carro por bicicleta ou ir à pé para o trabalho, por exemplo, não é um bicho de sete cabeças, e você une o útil ao agradável. Que tal incluir duas ou três voltas com o cachorro pelo bairro durante a semana, ou investir na esteira que está lá parada no canto enquanto assiste a TV? Fazer um pacto com o cônjuge também pode dar uma forcinha e motivar os dois. Há quem diga que a prática de exercitar o corpo é a soma de todos os outros hábitos de saúde, de tão importante. Nosso corpo não foi feito para ficar parado enferrujando e agregando gordura. Exercite-se e mexa-se de uma vez por todas!
Minha meta: Duas caminhadas e duas aulas de natação por semana.
2º ) Comer mais frutas e verduras
Elas são ricas em fibras e preciosos nutrientes para manter as doenças longe e melhorar o funcionamento do organismo. A Organização Mundial da Saúde preconiza que uma dieta saudável deve conter de 3 a 5 porções diferentes de frutas por dia. Você já aderiu a esse hábito? Se a resposta é não, temos que reverter o quadro, pois deixar as frutas fora do cardápio é um tiro no pé em matéria de saúde. Como ainda é calor, aderir já ao consumo delas fica mais fácil, pois é gostoso tomar sucos naturais ou mesmo frescas ou picadas numa salada de fruta.
Se seu problema é um paladar que está acostumado com estímulos mais doces e não vê graça nos vegetais, não se preocupe… dá para se acostumar. Incremente um pote de morangos com umas colheres de iogurte natural e mel, por exemplo, ou misture laranja com acerola num suco geladinho. Comece logo cedo com duas ou mais porções como banana com mamão acompanhados de granola ou aveia. Reserve outros dois tipos para o jantar, e pronto!
Fonte: Revista Vida e Saúde
Crédito fotos: Freedigitalphotos.net
Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com