Há tempos que não publico aqui no blog as minhas promessas de Ano Novo, mas isso não quer dizer que eu não tenho estipulado minhas metas profissionais e pessoais durante esse tempo, apenas deixei de postar aqui por que acredito que este é um tipo de artigo que não é do interesse de muitos leitores.
Todo fim de ano, geralmente na semana do Natal, costumo tirar uns dias para pensar no que pretendo realizar no ano seguinte e escrevo depois essas metas em um caderno que me acompanha durante todo o ano.
Desde 2009 que aprendi essa estratégia com meu amigo Christian Barbosa e tenho que confessar que nos primeiros anos não deu muito certo. Cheguei a pensar que planejar e criar metas não funcionava, mas tudo foi uma questão de prática e autoconhecimento, tanto que não consigo mais deixar de fazer de isso todo fim de ano.
Resolvi voltar a postar minhas metas esse ano aqui no blog como uma forma de criar um compromisso entre meu blog e eu, para que eu tenha mais uma motivação para correr atrás das 12 metas que estipulei para 2014.
O Christian sempre recomenda que estipulemos apenas 3 ou 4 metas no ano mas, é que no meu caso, quase todas as metas estão inseridas dentro de outras atividades que sou “obrigado” a fazer, ou que faço com muito gosto. Por essa razão, minha lista de metas do ano quase sempre chega a uma dúzia.
Para quem não tem esse hábito de criar metas de Ano Novo recomendo muito que comece agora mesmo a fazer. Depois que criei esse hábito tenho conquistado muitas coisas, tanto pessoais como profissionais.
Segue abaixo as minhas metas para 2014
- Realizar um minicurso de blogs na ETEC
- Utilizar o moodle como plataforma EaD na disciplina de DDWI
- Definir um modelo de trabalho efetivo para o TCC
- Publicar o meu livro “Diário de um Blogueiro”
- Divulgar meus trabalhos em três meios de comunicações (jornais, revistas, etc)
- Planejar e escrever um novo livro sobre HTML e CSS
- Definir e por em prática um novo Plano de Negócio para o Hiperbytes
- Escrever 25 artigos no Hiperbytes e 30 no Neurônio 2.0
- Ler 10 livros no ano (5 de tecnologia, 3 de finanças e 2 de variedades)
- Fazer 4 horas semanais de exercícios físicos (natação e caminhada)
- Concluir uma nova pós-graduação na área de Finanças
- Aumentar o patrimônio financeiro em 50%
Esse ano o Christian fez um vídeo muito bacana falando sobre “Como ter um plano de Ano Novo que funcione de verdade”. Caso ainda não esteja convencido de que criar metas é primordial para sua vida, recomendo que assista o vídeo abaixo e depois me diga nos comentários o que você achou dele, ok?
Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com