Numa tradução livre do inglês, “smartphone” poderia ser traduzido para “telefone inteligente”, mas eu arriscaria dizer que muitos smartphones chegam a ser quase que um computador pessoal. Só que com a grande vantagem de podermos levá-lo para qualquer lugar seja no bolso da calça ou na palma da nossa mão.
Cobiçados principalmente pelos geeks – nerds tecnológicos – o smartphone é um telefone celular com sistema operacional que funciona semelhante ao dos computadores convencionais em que qualquer pessoa com conhecimentos em programação pode desenvolver programas personalizados para o aparelho. Muito desses programas são oferecidos gratuitamente e pode ser acrescentadas de acordo com a vontade do usuário, expandindo as funcionalidades disponíveis no aparelho celular.
Samsung Galaxy 551 Android 2.2 |
Cada fabricante procura desenvolver características próprias para diferenciar-se de seus concorrentes, mas a maioria dos smartphones possuem algumas características básicas como:
- conexão com redes de dados para acesso à internet;
- sincronização dos dados entre smartphone e computadores;
- funcionalidade de GPS nativo;
- filmadora e câmera digital;
- editores de texto e planilhas;
- player de áudio e vídeo;
- jogos e aplicativos para diversas finalidade.
Segundo pesquisa da IDC, os fabricantes com maior participação no mercado de smartphones são:
- Apple com 19,1%;
- Samsung com 16,2% e;
- Nokia com 15,7%
iPhone 3GS da Apple – iOS |
A pesquisa da IDC revelou ainda que o mercado de smartphones no mundo cresceu 65,4% para um total de 106,5 milhões de unidades no segundo trimestre de 2011, contra 64,4 milhões no mesmo período de 2010.
Com relação ao sistema operacional dos smartphones, o ranking (julho/2011) da participação no mercado segundo pesquisa da empresa comScore encontra-se da forma:
- Google – Android: 41.8%
- Apple – iOS: 27.0%
- RIM – BlackBerry: 21.7%
Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com